Demitido Por Justa Causa? Conheça Os Seus Direitos!

 

Você sabia que mais de 80% das demissões por justa causa são revertidas pelo Judiciário, que acaba condenando as empresas a readmitir os funcionários ou a pagar as indenizações próprias de dispensas sem justa causa?

 

Isso acontece porque para as empresas é muito mais vantajoso demitir o funcionário por justa causa, já que deixam de pagar várias verbas que o trabalhador teria direito em caso de uma demissão comum (sem justa causa).

 

 

Por isso, de forma ilegal, acabam aplicando a demissão por justa causa ao funcionário, mesmo sem qualquer motivo que realmente justifique. O que é um verdadeiro absurdo!

 

 

demissão por justa causa é a punição mais severa que um patrão pode impor a um funcionário. Justamente por ser a penalidade máxima, não pode ser aplicada de qualquer forma, sem o cumprimento dos requisitos previstos nas leis trabalhistas.

 

 

Para você entender melhor, em uma demissão por justa causa o trabalhador só tem direito ao saldo de salário, férias e décimo terceiro  proporcional, o que resulta em uma rescisão bem menor ao empregado.

 

Agora…. se a demissão tivesse sido sem justa causa, você além das verbas citadas ainda teria direito:

 

  • Aviso Prévio Indenizado;
  • Multa de 40% sobre o FGTS;
  • Saque do seu FGTS;
  • Seguro Desemprego.

     

Além desses direitos garantidos pela lei trabalhista, você também pode ter direito a uma indenização por danos morais por todo o constrangimento sofrido.

COMO NOSSO ESCRITÓRIO PODE REVERTER A JUSTA CAUSA?

 

A empresa é obrigada a comprovar a ocorrência da falta grave que justifique a demissão por justa causa. Bem como que seguiu todas as etapas exigidas pela Lei para aplicar a demissão.

 

Quando a comprovação não é possível, ou quando o empregado não cometeu a falta grave, a justa causa pode ser revertida e o trabalhador pode conseguir acesso a todos os direitos garantidos por lei, além da possibilidade de solicitar uma indenização por danos morais.


Se a sua demissão por justa causa teve falha em alguma dessas etapas, ou se a empresa demorou muito tempo para aplicar a justa causa, é possível reverter a demissão e garantir o seu acesso a todas as suas verbas garantidas por lei.

 

Você não pode ser injustiçado, se o seu caso não foi tão grave para justificar uma justa causa.

 

Sucesso!

 

Para mais dicas como essa, siga-nos no instagram: @decastro_advs

Ficou com alguma dúvida?

Fale agora mesmo com um especialista

REDIGIDO POR

Dr. Luiz Felipe de Castro 

Especialista em direito do trabalho.  Fundador e CEO do De Castro Advogados,  escritório de advocacia com atuação on-line em todo o Brasil. 

Este artigo possui o caráter meramente informativo